Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Guia de Turismo

Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 19h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 00h04 | Acessos: 7193

 

O que é o Curso Técnico de Guia de Turismo?

O Curso Técnico em Guia de Turismo na forma subsequente tem por objetivo formar profissionais habilitados para guiar visitantes por roteiros turísticos, nas localidades visitadas.

 

O que faz um Técnico em Guia de Turismo?

O Técnico em Guia de turismo presta assistência ao turista durante as viagens, seu papel é de estruturar e apresentar roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades  dos visitantes, atua basicamente acompanhando grupos de turistas em excursões locais, regionais, nacionais ou internacionais, prestando informações sobre as manifestações sócio culturais, ambientais, históricas e geográficas da região, traduzindo o patrimônio material e imaterial de um local para seus visitantes. 

 

Tipos de Curso

No Brasil, na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer existem cursos de nível técnico nas formas integrado (ensino médio técnico)  e subsequente (para quem concluiu o ensino médio) , superior (tecnólogo e bacharelado) e de pós-graduação lato sensu (especialização) e  Stricto sensu   Mestrado e Doutorado.

Possibilidades de certificação intermediária

Condutor de Turismo de Aventura, Condutor Ambiental Local, Condutor Cultural Local, Condutor de Turismo de Pesca.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação

Curso superior de tecnologia em gestão desportiva e do lazer, Curso superior de tecnologia em gestão de turismo, Curso superior de tecnologia em eventos, Bacharelado em turismo.

 

O Curso Técnicos em Guia de Turismo ofertado pelo IFPA Campus Santarém

Desde 2010, o IFPA oferece o curso de Guia de Turismo na forma subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. O curso é muito conceituado e respeitado na área de Turismo na Região Oeste do Pará, pois possui uma estrutura que proporciona ao aluno a possibilidade de aprendizado de qualidade tanto em sala de aula, com projetores, sala de aula refrigeradas, biblioteca com acervo vasto na área, um quadro de profissionais totalmente comprometidos e capacitados, sendo todos mestres ou doutores em suas áreas, quanto na parte prática, oferecendo ao aluno visitas técnicas, projetos de extensão e estágios, onde irão verificar in loco os grandes potenciais turísticos da região do Tapajós.

Acesse o PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do curso Clicando AQUI!

Coordenador do Curso:

Prof. Me. Elias Mota Vasconcelos

Currículo Lattes

Coordenadora substituta

Profª. Dra. Erbena Costa

 Currículo Lattes

Atendimento:

Dias:

Horário: 

Local:

Objetivos do Curso:

Objetivo Geral

  • Formar técnicos em Guia de Turismo com habilitação em Guia de Excursão Regional.

Objetivos Específicos

Formar profissionais capazes de:

  • Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, internacionais ou especializadas dentro do território nacional;
  • Informar sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse turístico;
  • Orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade durante o embarque ou desembarque, observadas as normas específicas dos terminais;
  • Difundir os valores éticos e sociais ligados à preservação dos recursos naturais, do patrimônio histórico e artístico das comunidades envolvidas nos diversos processos turísticos;

O discente obterá o diploma de Técnico em Guia de Turismo se integralizar todos os componentes curriculares, estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso sendo o tempo mínimo para integralização de 1 ano e meio e o máximo  de 2 anos e meio.

 

A profissão de Guia de Turismo está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o guia de turismo tem de ser um profissional qualificado egresso de um curso técnico e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para poder exercer a profissão. Inclusive tem de ser um profissional registrado no mínimo como autônomo na prefeitura do município onde reside.

 

Ações do Curso

As atividades desempenhadas pelos curso podem ser acessadas em nossas redes sociais e em nosso site: https://santarem.ifpa.edu.br/ultimas-noticias. Ou nos links Abaixo!

Artigos contendo as ações do curso:

 

Artigos publicados:

 

Redes Sociais: YOUTUBE

                         FACEBOOK

Fotos das Ações do Curso

Visita Técnica SICTI

Quais habilidades é preciso ter?

Boa comunicação
Especialmente nas profissões que trabalham com público, comunicar-se bem é essencial para que você entenda as demandas do cliente e possa auxiliá-lo sem confusão. Essa qualidade precisa ser desenvolvida tanto para conversas pessoais, quanto para contatos por telefone e e-mail. No setor de turismo, ter uma boa comunicação é ainda mais importante, pois se você sabe dar informações com clareza e objetividade, você transmite confiança ao seu cliente. Dessa forma, é possível dialogar com a pessoa sobre sua programação de viagem, roteiros e lugares interessantes, garantindo mais vendas a você e satisfação ao cliente.


Compreensão de outros idiomas

Saber uma segunda língua, especialmente se for inglês ou espanhol, faz bastante diferença no setor de turismo, saber outras línguas facilita seu trabalho, suas pesquisas na internet e abre portas para que você ofereça um serviço mais completo e internacional.

Conhecimento das novas tecnologias

Conhecer o que há de mais novo no mercado tecnológico para seu setor é uma característica fundamental para você se destacar frente à concorrência. Esses sistemas não substituem o atendimento pessoal, mas o facilitam, pois automatizam processos e diminuem custos. Assim, você fideliza seus clientes com um atendimento muito mais eficaz.

Organização

Criar roteiros de viagem e providenciar toda a burocracia necessária para que o cliente tenha um passeio tranquilo, você precisa ser bastante organizado. Lidar com diversos clientes, datas, hotéis e roteiros variados não é fácil, ainda que um software de gerenciamento de viagens auxilie muito nesta tarefa. Acompanhar o andamento dos processos para garantir que tudo ocorra como previsto e nos prazos certos é fundamental para consolidar o seu sucesso no mercado. Por isso, ter uma boa organização é uma habilidade imprescindível se você atua no setor de turismo.

Interesse por outras culturas

Interessar-se por outras culturas e conhecer suas características agrega muito valor ao seu trabalho. Quando você sabe das peculiaridades de uma região, pode dar dicas ao seu cliente, alertá-lo de perigos e explicar procedimentos necessários no lugar para onde ele está indo. Desse modo, o cliente se sente seguro organizando viagens com você e cria confiança no seu trabalho.

Já possui essas habilidades? Se ainda não tem alguma, vamos te ajudar a desenvolvê-la, garanta uma carreira de sucesso no setor de turismo, vem pro IFPA Santarém!

Que matérias podem compor a grade do curso?

  • Carga horária: 2.311
  • Prazo de Conclusão: 1 ano e meio
  • Turno: Matutino e Vespertino

Para saber mais sobre a grade curricular do curso, acesse o PPC (Projeto, Político e Pedagógico) do curso Clicando aqui:

Quais as atividades desempenhadas por esse profissional?

Entre as principais atividades do profissional técnico de Guia de Turismo, podemos citar:

  • Empreendimento e administração de negócios.
  • Controle de qualidade de produtos.
  • Assessoria técnica.
  • Assessoria em projetos de pesquisa.

Como está o mercado de trabalho para essa profissão?

O Turismo é responsável por mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e estudos do Ministério do Turismo apontam um aumento da produtividade nas zonas rurais do país até, pelo menos, 2022. Esse crescimento demanda uma grande quantidade de profissionais qualificados que possam atuar na produção, gestão, processamento e distribuição de produtos agropecuários. Com isso, podemos afirmar que o mercado de trabalho para o profissional técnico de Turismo é favorável.

Onde o Técnico em Guia de Turismo pode atuar?

O profissional egresso do curso de Guia de Turismo tem várias oportunidades de carreira, podendo atuar em:

  • Órgãos governamentais
  • Empresas comerciais
  • Estabelecimentos Turísticos
  • Ser Autônomo
  • Agências de Turismo
  • Parques e reservas naturais
Fim do conteúdo da página
-->