Aquaponia

Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 21h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 18h40 | Acessos: 748

O projeto aquaponia, técnica de cultivo que une a aquicultura com a hidroponia para o desenvolvimento da produção agrícola e da piscicultura de forma integrada, começa a se tornar realidade em Santarém, oeste do Pará, com a implantação de um projeto experimental no campus do Instituto Federal do Pará – IFPA.

Coordenado pelo professor de Zootecnia do curso de técnico em agropecuária do IFPA, Carlos Mikael Mota, o sistema consiste basicamente numa relação de troca: os peixes sujam a água e as plantas limpam. O desperdício de água é muito pequeno e a produção pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em áreas urbanas, que é a proposta do projeto.

“O pessoal ainda trabalha com extrativismo puro ou então, com tanque escavado para produção de peixes. A gente vai tentar mostrar alternativas, inclusive do que pode ser utilizado em áreas urbanas. Eu posso produzir meu próprio alimento, como peixes e hortaliças em áreas urbanas”, explicou Mikael.

No campus do IFPA, já está em construção uma estufa de 12 x 6 metros, onde o sistema de aquaponia será desenvolvido. A grande sacada, segundo o professor Mikael é não jogar resíduo dos peixes no ambiente. “A gente vai ter recirculação de água, que vai permitir 95% de reaproveitamento da água. Os resíduos dos peixes vão servir para adubação das plantas que vão ser produzidas em água e não em solo. Até o final da próxima semana o sistema já estará em funcionamento”, explicou.

Interação

O projeto de aquaponia vai desenvolver algumas atividades com o público externo, dentre elas, um treinamento com produtores rurais da região para tentar difundir a tecnologia. Também haverá palestras e minicursos. Já na estufa, o trabalho será feito com alunos do curso de técnico em agropecuária do IFPA.

A estrutura deve ficar pronta nos próximos dias e em duas ou três semanas o sistema estará rodando, ocasião em que produtores rurais da região serão convidados a conhecer a técnica de produção integrada de pescado e hortaliças.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém