EPPA

Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 21h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 18h26 | Acessos: 719

Estação de Pesquisa e Produção Aquícola é um  projeto de extensão do IFPA do Campus Santarém com o intuito de desenvolver atividades metodológicas teóricas e práticas de piscicultura.
O Projeto é coordenado pelo Professor Elton Nunes Britto

A Estação de Pesquisa e Produção Aquícola – EPPA do IFPA, Campus Santarém que foi criada para o projeto de extensão intitulado “ Desenvolvimento de Atividades metodológicas teóricas e práticas de piscicultura” coordenado pelo Professor Elton Nunes Britto . Esse projeto foi criado com o intuito de vivenciar o dia-a-dia de uma piscicultura e multiplicar os conhecimentos, as metodologias de piscicultura na forma de oficinas e palestras para os alunos do curso de Aquicultura, visto que estes alunos têm a prática em atividades pontuais, como aulas práticas, visitas técnicas e o estágio supervisionado obrigatório, atividades estas que não tornam possível esta vivência. A vivência diária na piscicultura se caracteriza por conhecer o funcionamento do sistema de recirculação de água – RAS, monitorar diariamente e semanalmente os parâmetros da qualidade da água, realizar biometrias, calcular índices zootécnicos, realizar arraçoamento e beneficiar o pescado ao final de cada ciclo de produção e  paralelamente realizar mensalmente palestras e oficinas para multiplicar este conhecimento. Esse conjunto de atividades estimulará o aluno para a observação, realização de medições de em peixes vivos, avaliação de problemas em busca da solução apoiado-se na literatura científica, técnica, no uso do bom senso buscando o manejo adequado da piscicultura, na extensão divulgando os conhecimentos além do IFPA proporcionando ao aluno a pesquisa aplicada e bibliográfica na área da piscicultura. Assim espera-se estimular e ampliar os conhecimentos dos alunos do curso de Aquicultura do IFPA, campus Santarém e comunidade interna estendendo-se para a comunidade externa ao IFPA como escolas de ensino médio, faculdades e universidades.